Fundão, está completando 91 anos. Inúmeras Gerações e Gestões se passaram, problemas como de qualquer município pequeno (em dimensões), de um país em desenvolvimento. Os políticos costumam voltar seus olhos para as capitais e suas terras natais onde tem mais votos e carinho dos seus. Muitos Fundãoenses tiveram suas mãos calejadas pela luta na agricultura familiar, única forma de sobrevivência à época. Poucos abastados se encorajaram a iniciar seus negócios, professores e profissionais de saúde eram os que se preocupavam com o futuro numa luta diária contra tudo e todos. Sobreviveram e hoje seus filhos e netos contam ótimas estórias das épocas difíceis de seus avós. Banana e Café são hoje o orgulho das Famílias Fundãoenses, nosso Mel fez com que a cidade ficasse conhecida em 2022 como o maior produtor capixaba daquilo que nossas bem criadas abelhinhas produzem, um verdadeiro néctar.
Já somos uma senhora que está merecendo ser melhor cuidada e tratada, as obras de infraestrutura estão ocorrendo um pouco mais célere nesta ultima década, mas necessitamos de um grande Projeto, unir os opostos, acabar com as desigualdades , assistir nossas crianças terem orgulho de usar uniformes com as cores de nossa bandeira, nossos atletas usarem nosso brasão, nossa gente se irmanar em prol do desenvolvimento rural, sim, esta é nossa principal vocação desde o início. Melhorar as condições e acessos das zonas rurais de Timbuí e Irundí, onde estão concentradas as riquezas naturais, fomentar o turismo na mais bela e limpa das praias capixabas no distrito de Praia Grande. Somos um povo guerreiro e trabalhador com expectativas de uma cidade mais próspera, com novos ares, mais qualidade de vida com mais amor e união, conforme nossas estrofes desta bela declaração contida em nosso Hino:
“Fundão minha terra querida e sempre bem florida, tem chamas de amor e de gente tão boa”.
“Marca o coração teu povo de outrora que viveu uma aurora e que Deus reservou. Da esperança, de nobre pujança, salve teu povo, teu rico esplendor. Teus coqueirais vivem a bailar, a valsinha que vivo a cantar. Tuas cachoeiras refletem flores, dos Poetas e dos Amores.”
Letra de Américo Giacomim e Melodia de José Mauro dos Santos Amorim, aos quais pedimos licença para publicar (resumidamente) esta bela declaração de amor.
UMA RARA ESPÉCIE EM NOSSA CIDADE , QUE PELO SEU SIMBOLISMO PRESTAMOS NOSSAS HOMENAGENS A TODOS OS FUNDÃOENSES.
PARABÉNS PELOS SEUS 91 ANOS
Fundão também tem a sua Flor de Cerejeira que significa beleza, feminilidade, amor, felicidade, renovação e esperança. Depois de florescer, a flor de cerejeira dura no máximo 3 dias e, por isso, também simboliza a importância de desfrutar cada momento da vida.
(Fizemos o click desta preciosidade ontem quinta feira dia 04/07 às 7:25 h, que fica às margens de nossa rodovia que liga Fundão sede ao distrito de Praia Grande).