A chegada dos Italianos em terras capixabas
A imigração em massa de italianos ao Brasil começou no Espírito Santo em 1874, com a chegada de 288 camponeses na Expedição Tabacchi. Destes, 145 permaneceram no Espírito Santo e os outros seguiram para outras províncias do Brasil.
Os italianos que chegaram ao território espírito-santense encontraram oportunidades nas plantações de café e outras culturas agrícolas. Além de seu trabalho na agricultura, a comunidade italiana deixou uma herança para a cultura capixaba com a sua culinária, religiosidade música e artes. A influência italiana ainda é evidente em muitos aspectos da vida no Espírito Santo, desde festas e celebrações até a arquitetura e a gastronomia local.
O Diretor Geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo Cilmar Franceschetto explica que a presença italiana é percebida no protagonismo em áreas do setor econômico-produtivo como em manifestações culturais, religiosas, costumes e transmissão dos saberes de norte a sul do Estado.
A presidente da Comunità Italiana Rosa Maioli destacou que o encontro reunirá a vivência e história dos italianos e seus descendentes que permanecem no Espírito Santo. “A nossa cultura, mesmo fora do nosso país de origem, segue viva e forte, basta visitar e vivenciar as nossas colônias italianas espalhadas pelo território capixaba, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Aracruz”, afirma a presidente da entidade cultural organizadora do evento.
O Espírito Santo comemora neste ano 150 anos da imigração italiana. Para celebrar este marco, o festival Noi Siamo La Storia vai levar música, dança, música, comidas típicas e histórias contadas por famílias e descendentes italianos para a Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, entre sexta (31) e domingo (2).
Com entrada gratuita, o evento ainda vai reunir produtores de massas caseiras e vinhos, grupos folclóricos distribuídos pelo Estado, teatro musical, mini campo de bocha e outras atrações. No último dia de evento (2), o público poderá saborear um almoço típico à moda italiana, com opções de cardápio preparados pelos chefs de cozinha Renata Helker ou Luca Lunard, à venda no Lebillet por R$ 49,90.
A Chef Renata Helker servirá macarrão; polenta; molhos a bolonhesa; fatias de queijo minas; linguiça de porco frita e manjericão. Já o Chef Luca Lunard servirá Risotto alla Mantovana; arroz temperado com linguiça desfiada; carne de porco; manjericão ou alecrim e queijo parmiggiano reggiano ralado.
O festival terá três palcos, o Espaço Vi e Vivi, o Palco Coliseu e o Palco Torre de Pisa, com programação diversificada representar a alegria e clima festivo dos italianos. Confira lista de atrações a seguir:
Atrações
Luciano Daré e Banca
Banda Brasitália de Santa Teresa
Coral Circolo Trentino di Santa Teresa
Polentopeia e Vinhocicleta de Vila Pavão
Mini Campo de Bocha Livre
Coral Santa Cecília de Venda Nova
Grupo Folklorístico do Circolo
Encontro de Saberes Tradicionais da Cultura Italiana
Jogo de Tombola
Cortejo da Cantarola com Mini Tombo da Polenta
Apresentação de musicais com corais com 150 vozes
Danças e roupas típicas da Itália
Teatro musical
Contação de história por descendentes que mantêm vivas as tradições dos antepassados