Em outubro do ano passado, Pazolini foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais com 56,22% dos votos válidos, casou nesta quarta-feira (1º) seu segundo mandato à frente da capital capixaba. Para a nova gestão, o republicano destacou os principais desafios e prioridades para os próximos quatro anos, como a ampliação das escolas em tempo integral, a transparência na gestão pública e o fortalecimento da segurança.
Educação integral como prioridade
Entre os pilares de sua nova gestão, Pazolini reforçou o compromisso com a expansão do ensino em tempo integral na rede pública municipal. O prefeito celebrou os resultados já alcançados, destacando o aumento significativo do número de escolas nesse modelo. “Saímos de apenas quatro escolas de tempo integral, em 2021, para 41, em 2024. E nós temos que continuar, em 2025, focando no crescimento da educação pública de qualidade, nos investimentos e na melhoria”, afirmou.
Segundo Pazolini, os avanços refletem diretamente nos indicadores educacionais de Vitória. “Hoje, Vitória tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da região Sudeste, o maior crescimento entre as capitais. Isso mostra que o investimento em educação pública e no tempo integral produz resultados extraordinários”.
O prefeito afirmou que a educação integral não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também promove o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo atividades culturais, esportivas e pedagógicas em jornada ampliada.
Gestão transparente e ética
Outro destaque foi a ênfase na governança pública baseada em ética e transparência, características que marcaram o primeiro mandato de Pazolini. “Implantamos uma política robusta de compliance, de ética e de retidão. Essas ações levaram Vitória a ser conhecida nacionalmente como a capital mais transparente do país”, declarou.
Para 2025, o objetivo do prefeito é consolidar Vitória como referência nacional em transparência e eficiência administrativa. “Isso fomenta a economia, cria um ambiente ético e atrai investimentos que transformam a vida das pessoas. O programa de governança pública que implementamos permite investimentos significativos em áreas sociais, como educação e saúde, enquanto reduz o custo da máquina pública”, declarou.
Segurança pública e integração regional
Além da educação e da transparência, Pazolini também reiterou compromisso com a segurança pública. Ele destacou a necessidade de trabalhar de forma integrada com os 77 municípios do Espírito Santo para enfrentar desafios e promover o bem-estar da população. “Temos um grande desafio de, juntos, unidos com os outros municípios do estado, continuarmos crescendo, cuidando das pessoas, avançando no fator educacional e social”, concluiu.
Perspectivas para o futuro
Desde quando assumiu a prefeitura, em 2021, Lorenzo Pazolini vem consolidando sua liderança com uma gestão focada em resultados, inovação e eficiência. A reeleição no primeiro turno reforça o apoio popular às políticas inovadoras em áreas estratégicas como educação, segurança e transparência.