A Presidência Brasileira do Y20 propõe a reflexão em torno de 5 temas prioritários: Combate à Fome, à Pobreza e à Desigualdade; Mudanças Climáticas, Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável; Reforma do Sistema de Governança Global; Inclusão e Diversidade; e Inovação e Futuro do Mundo do Trabalho.
“O que é G20?
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional fundado no ano de 1999 como resposta às crises econômicas que aconteceram em diversas partes do mundo na década de 1990. Composto pelas principais economias do mundo, tanto desenvolvidas quanto emergentes, o G20 é descrito como o principal mecanismo intergovernamental formado visando ao diálogo, ao estabelecimento de acordos e de políticas em comum, especialmente na área econômica.
É importante frisarmos que o G20 não é um bloco econômico, mas sim um mecanismo de diálogo e de cooperação informal. Diferentemente dos organismos internacionais, o G20 não apresenta uma estrutura hierárquica consolidada ou regras internas acerca da adoção das medidas discutidas durante as reuniões do grupo. Como veremos adiante, existe, sim, um líder que toma a frente do G20, mas o seu mecanismo de funcionamento difere dos blocos econômicos formais.”
“Brasil no G20
O Brasil é um dos países emergentes que integram o G20. Durante a cúpula realizada na Índia no ano de 2023, o Brasil assumiu pela primeira vez a presidência desse fórum de cooperação internacional. Em função disso, o país sediará a 19ª Cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. A cidade escolhida para tal evento é o Rio de Janeiro (RJ).
A participação do país no G20 é muito importante para a posição geopolítica do Brasil no mundo, em especial agora que a economia brasileira tem se destacado como a quinta economia com maior taxa de crescimento entre os países que integram o grupo. Assim sendo, e estando em um novo momento político no que diz respeito às relações diplomáticas e internacionais, o país chegou fortalecido para a cúpula de Nova Déli, na Índia.
Outro ponto fundamental do Brasil no G20 está associado com o papel do país frente às nações emergentes, sendo um porta-voz das principais demandas desses agentes no âmbito das políticas econômicas, comerciais, sociais e, principalmente, ambientais.
Recentemente a pauta ambiental, com foco na preservação da Floresta Amazônica e no aquecimento global, tem sido muito debatida pelos representantes do governo brasileiro nas reuniões internacionais de que participaram. Sendo a cúpula do G20 uma grande oportunidade para o debate bilateral e multilateral com líderes mundiais e organismos internacionais, a posição do Brasil em defesa do meio ambiente se mantém. Além disso, espera-se a cobrança do país com relação à tomada de decisão das nações desenvolvidas frente ao agravamento das mudanças climáticas.”